Edital trabalhos científicos

1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS:
1.1. A Comissão Organizadora do I Congresso Nacional de Fisiologia e Fisiopatologia Humana tem o prazer de anunciar a realização deste evento que ocorrerá nos dias 9 e 10 de Novembro de 2024 (com horários a serem divulgados através do nosso instagram @conaffi), por meio da plataforma doity.
1.2. Este congresso é uma oportunidade para pesquisadores, profissionais de saúde, estudantes e demais interessados na área de fisiologia e fisiopatologia se reunirem para discutir os avanços mais recentes, trocar conhecimentos e estabelecer colaborações.
1.3. O evento é uma colaboração entre ligas acadêmicas de fisiologia e fisiopatologia humana das universidades do Brasil.
2. DOS OBJETIVOS DO CONGRESSO:
2.1. Promover a atualização científica e tecnológica nas áreas de fisiologia e fisiopatologia.
2.2. Estimular a troca de experiências entre profissionais e estudantes.
2.3. Divulgar pesquisas inovadoras e relevantes para a área.
2.4. Fomentar a criação de redes de colaboração entre instituições e pesquisadores.
3. DOS VALORES E PRAZO DE INSCRIÇÃO:
3.1. As inscrições estarão disponíveis na plataforma doity a partir do dia 10/06/2024 até o dia 02/11/2024, por meio do link: https://doity.com.br/conaffi
3.2. As inscrições para o Congresso Nacional de Fisiologia e Fisiopatologia estão divididas em três lotes, conforme detalhado abaixo:
a) Lote 1: ocorrerá entre os dias 10 de junho e 27 de julho de 2024.
b) Lote 2: ocorrerá entre os dias 28 de julho e 14 de setembro de 2024.
c) Lote 3: ocorrerá entre os dias 15 de setembro e 02 de novembro de 2024.
§ 1o. Consulte os valores de cada lote no Anexo I.
3.3. A inscrição no congresso inclui acesso a todas as palestras, além de material do congresso (programação, certificados, etc.), e participação nas sessões de pôsteres e comunicações orais.
3.4. O pagamento da inscrição pode ser realizado por boleto, PIX ou cartão de crédito, somente através da plataforma oficial doity.
3.5. A data de disponibilização dos certificados de participação ainda será definida.
3.6. Ao proceder a sua inscrição, seus dados serão armazenados na plataforma para viabilizar o seu acesso ao histórico de eventos, facilitar a sua inscrição em nossos eventos futuros, emitir seu Certificado de Participação e, ainda, para contatá-lo para fins informativos.
4. DO DIREITO DE IMAGEM E DE VOZ:
4.1. O evento será gravado para utilização das imagens e vozes no momento do evento ou posteriormente no site, canal, redes sociais e demais meios de divulgação institucional do CONAFFI.
4.2. Ao efetuar a sua inscrição e participar do evento você autoriza e concorda com a utilização gratuita de sua imagem e voz para exibição e reexibição pelo CONAFFI, sem quaisquer limites de números de vezes, no território nacional e internacional a qualquer tempo, extraídas no âmbito do evento, sem que isso caracterize uso indevido desses direitos
ou de qualquer outro direito de personalidade e sem que dessa utilização decorra qualquer ônus ou direito de indenização.
5. DOS VALORES E SUBMISSÕES DE TRABALHO:
5.1. Instruções para submissão de trabalhos:
a) Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão enviar o resumo já inscrito.
b) O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso.
c) Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:
1) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.
2) Clique no menu [Meus Trabalhos].
3) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de trabalhos. Preencha
todos os campos do formulário online.
4) Antes de submeter o trabalho, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio.
ATENÇÃO: O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores.
5) Ao finalizar a submissão dos trabalhos, clique o botão "Desconectar".
6) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão).
7) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo HelpDesk informando o evento e o problema ocorrido.
8) Para novos acessos a web, basta informar LOGIN e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.
5.2. As submissões para o Congresso Nacional de Fisiologia e Fisiopatologia estão divididas em três lotes, conforme detalhado abaixo:
a) Lote 1: ocorrerá entre os dias 10 de junho e 14 de julho de 2024.
b) Lote 2: ocorrerá entre os dias 15 de julho e 18 de agosto de 2024.
c) Lote 3: ocorrerá entre os dias 19 de agosto e 15 de setembro de 2024.
§ 1o. Consulte os valores de cada lote no Anexos II.
6. INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE TRABALHOS:
6.1. O título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado, com limite de 250 caracteres.
6.2. O corpo do texto não deve exceder 2.500 caracteres com espaços (não inclui título e autoria/filiação).
6.3. O trabalho deve ser enviado em português.
6.4 O resumo de Trabalho Científico deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão.
6.5. A instituição ou instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.
6.6. O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.
6.7. Não inclua no trabalho imagens (materiais fotográficos, exames de imagem etc.), gráficos ou tabelas. Estes devem ser inseridos somente no material que será apresentado no congresso.
6.8. Deverão ser informadas até 3 palavras-chave.
6.9. Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores usem abreviaturas com parcimônia.
6.10. Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados”e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.
6.11. Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.
7. INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A SUBMISSÃO:
7.1. O prazo para submissão dos trabalhos está disponibilizado no Anexo II.
7.2. O limite de trabalhos submetidos por inscrito é de 05.
7.3. Para Trabalhos Científicos, poderão ter no máximo 06 autores. Insira os autores na ordem desejada. Há um campo específico para o autor principal e um espaço para o preenchimento dos demais coautores.
IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) do trabalho também deve estar incluído(a) na lista de autores.
7.4. O resultado será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos” no dia 13/10/2024.
7.5. A apresentação deverá ser feita pelo(a) autor(a) indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro(a) autor(a) do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito(a) no evento e tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição.
7.6. Para receber o certificado do seu trabalho após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento. Verifique mais informações na seção Certificados, abaixo.
ATENÇÃO: Todos os materiais produzidos sobre os trabalhos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder nenhuma alteração após a data limite para envio de trabalhos, incluindo grafia do título, resumo ou autoria. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.
7.7. A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável.
7.8. Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
7.9. A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar trabalhos, sem informar os motivos da recusa.
7.10. A Comissão Organizadora não será responsabilizada pelo conteúdo dos posters e slides, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores.
7.11. O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso.
7.12. Permitido o envio de encore desde que a apresentação seja feita por um dos autores do trabalho, com a devida transparência quanto aos conflitos de interesses.
8. DAS APRESENTAÇÕES
Os trabalhos deverão ser apresentados por meio de um vídeo que deve ser enviado à organização do evento. É importante que os autores verifiquem a compatibilidade do formato do vídeo antes de realizar a submissão para evitar problemas técnicos.
8.1. O vídeo deve ter no máximo 10 minutos de duração. Vídeos que excederem esse tempo poderão ser desclassificados.
8.2. O vídeo deve ter formato MP4.
8.3. O vídeo deve conter a apresentação do resumo enviado à banca avaliadora. Deve ser claro, objetivo e bem estruturado para facilitar a compreensão dos espectadores.
8.4. Os vídeos devem ser enviados por meio da plataforma Doity, seguindo as instruções fornecidas no site do evento. O prazo final para envio dos vídeos é dia 02 de novembro.
Não serão aceitos vídeos enviados após essa data.
9. DOS TEMAS DOS TRABALHOS:
9.1 Fisiologia e Fisiopatologia referentes aos sistemas:
a) Sistema endócrino
b) Sistema cardiovascular
c) Sistema imunológico
d) Sistema digestório
e) Sistema nervoso
f) Sistema renal (excretor e urinário)
g) Sistema respiratório
h) Sistema reprodutor
i) Sistema muscular
j) Sistema tegumentar
k) Temas livres
10. DOS TIPOS DE TRABALHOS:
Poderão der submetidos resumos de Estudos Experimentais, Artigos Científiicos, Estudos Epidemiológicos e Relato de Caso/Experiência.
10.1 Estudos Experimentais: Trabalhos que envolvem a manipulação direta de variáveis para testar hipóteses científicas. Esses estudos podem incluir experimentos laboratoriais, ensaios clínicos, estudos de campo, entre outros.
ATENÇÃO: Os estudos devem ser originais e apresentar dados quantitativos ou qualitativos que contribuam significativamente para a área de estudo.
10.2 Artigos Científicos: Artigos que analisam a distribuição e os determinantes de condições de saúde em populações. Incluem estudos de coorte, transversais, caso-controle, entre outros.
ATENÇÃO: Os estudos devem fornecer dados importantes sobre a prevalência, incidência e fatores de risco de doenças, além de implicações para a saúde pública.
10.3 Estudos Epidemiológicos: Pesquisas que analisam a distribuição e os determinantes de condições de saúde em populações. Incluem estudos de coorte, estudos transversais, estudos de caso-controle, entre outros.
ATENÇÃO: Os estudos devem apresentar dados que forneçam insights importantes sobre a prevalência, incidência e fatores de risco de doenças, além de implicações para a saúde pública.
10.4 Relato de Caso/Experiência: Descrições detalhadas de casos clínicos únicos ou de experiências práticas significativas na área de atuação do autor. Podem incluir relatos de casos clínicos, experiências em intervenções comunitárias, ou inovações em práticas profissionais.
ATENÇÃO: Os relatos devem destacar aspectos únicos ou inovadores, proporcionando lições práticas e contribuições para a prática profissional e/ou acadêmica.
11. DOS CERTIFICADOS:
11.1. Após o congresso, os certificados eletrônicos referentes aos trabalhos serão disponibilizados no site do evento. Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.
IMPORTANTE: Os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.
11.2. Será emitido um certificado de trabalho aprovado contendo o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores, seguindo a ordem cadastrada no momento da submissão. Este certificado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho, é válido para todos os autores e poderá ser compartilhado pelo
autor responsável pelo trabalho.
11.3. Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado de trabalho aprovado posteriormente.
11.4. Será emitido um certificado de apresentação do trabalho, contendo o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador.















